Os benefícios das argilas

Os benefícios das argilas

ARGILAS

A argila é um dos cosméticos mais antigos do mundo e seu uso medicinal é pré-histórico. A argila é um material natural do solo, e que quando misturada na água entra em ação. Na composição da argila estão presentes minerais como magnésio, ferro, titânio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio e sódio.

Cada elemento contido na argila age sobre a pele de acordo com suas características. Sendo assim, o elemento ferro age como um antisséptico e como um catalisador de renovação celular; o silício como fornecimento de reconstrução de tecidos da pele, hidratação e efeito calmante; zinco e magnésio são revigorantes; cálcio e potássio agem na circulação e fortalecimento do tecido; o titânio tem característica de foto proteção, sendo assim um mineral capaz de refletir a radiação ultravioleta-UV.

Os benefícios da argila podem ser relacionados a produtos para o corpo, para o cabelo e para cremes faciais, bem como para os produtos de higiene pessoal. De forma geral, as máscaras de argila de todas as cores servem para reduzir oleosidade, purificar e hidratar, melhorando a saúde da pele. Além disso, as máscaras de argila são capazes de impulsionar a reconstrução dos tecidos e acelerar a reprodução celular. Cada cor de argila possui sua particularidade quanto aos fins terapêuticos!

AS CORES E SEUS BENEFÍCIOS

Argila Verde | Peles Oleosas

A argila verde é adstringente, possui efeito detox, equilibra, purifica e reduz o brilho causado pelo excesso de oleosidade da pele. Ótima para tratar a celulite!

Argila Preta 

A argila preta contribui na renovação celular e desintoxicação da pele e poros. Ajuda a equilibrar a oleosidade excessiva e é antiinflamatória.

Argila Cinza

A argila cinza é extremamente absorvente e entre seus benefícios: melhora a circulação, absorve e depois elimina toxinas e impurezas, realiza um peeling suave, refresca, hidrata e revitaliza.

Argila Branca 

A argila branca remove as células mortas, estimula a circulação e limpa profundamente descongestionando os poros. Renova a cor, é clareadora, conferindo luminosidade.

Argila Rosa 

A argila rosa, mistura da argila vermelha e da argila branca, é rica em oligoelementos que aumentam a tonicidade. Tem ação calmante e purificante, restaura a vitalidade resultando numa pele bem tratada, macia, limpa, renovada e protegida.

Argila Roxa

A argila roxa estimula a produção de colágeno, favorece na manutenção da hidratação, eliminação de toxinas e diminui sinais de cansaço da pele. Muito utilizada na estética corporal para a redução de medidas.

Argila Amarela ou Dourada 

A argila amarela possui minerais e oligoelementos responsáveis por nutrir, regenerar, limpar profundamente e ativar a circulação. Confere hidratação e maciez.

Argila Vermelha 

A argila vermelha atua estimulando a circulação e aumentando sua resistência, viço e luminosidade

COMO UTILIZAR E DICAS DA IÚ

É indicado que você use as máscaras de argila de uma a duas vezes por semana, para sua pele ter tempo para descansar e processar todos os benefícios entre uma aplicação e outra. 

Preparo

Para preparar a argila em pó, misture uma colher de sopa de argila com uma colher de sopa de água, que pode ser a mineral, soro fisiológico, águas termais ou hidrolatos (águas florais). A água tratada de torneira é imprópria para o preparo da argila. Quanto mais pura a água, melhor os efeitos terapêuticos da argila. A máscara de argila deve atingir uma consistência homogênea, nem muito pastosa, nem muito empedrada.

É interessante utilizar águas que acrescentam e potencializam os benefícios terapêuticos das argilas. A água termal é uma ótima opção, rica em oligoelementos essenciais para a manutenção da proteção, do pH e hidratação da pele. Os hidrolatos também conhecidos como águas florais são feitos a partir de várias plantas. Por conterem os nutrientes extraídos diretamente dos vegetais, possuem propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. 

Para preparar a argila, utilize tigela e colher de vidro, madeira ou cerâmica: não use recipiente de metal, pois a argila pode contaminar-se com resíduos desses recipientes. 

Dica da IÚ

Um erro muito comum é achar que o “ponto certo” é a argila secar no rosto. A verdade é que, por se tratar de um mineral natural, a troca de de oligoelementos durante todo o processo acontece enquanto a argila está molhada em nosso rosto.  Caso a argila venha a secar a remoção se torna difícil podendo causar esfoliações com irritação da pele para remoção.

Outra dica legal é misturar argilas! Por exemplo, utilizar a argila verde na zona T (testa, nariz e queixo) caso for mais oleosa, e a argila amarela no restante do rosto para fazer uma hidratação mais profunda. Aproveite para explorar esse mundo tão incrível das argilas!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados