Aromaterapia e Óleos essenciais

Aromaterapia e Óleos essenciais

AROMATERAPIA

A aromaterapia é usada há centenas de anos como ferramenta de cuidado integrativo físico e emocional. É um sistema terapêutico complementar para o uso dos óleos essenciais! Seu objetivo é estimular a saúde e o bem-estar pessoal, familiar e profissional no seu dia a dia. É uma forma de conexão com a natureza, ainda mais quando utilizada para o autocuidado, seja pelo cultivo do bem-estar, da imunidade e até melhora da aparência da pele e dos cabelos.

ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais são óleos naturais responsáveis pelo aroma das plantas. Encontram-se nas sementes, raízes, talos, cascas, madeiras, folhas, flores e frutos. São substâncias voláteis extremamente concentradas: 1 gota equivale a cerca de 24 xícaras da planta, mas pode variar por tipo de planta!

Possuem propriedades terapêuticas variadas e são utilizados para equilíbrio físico, psíquico e mental. Entre os benefícios estão aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma, dores e resfriado, promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo. 

Cuidado para não confundir óleos essenciais com essências! Enquanto os óleos essenciais são naturais, as essências são sintéticas e podem causar reações alérgicas!

Por serem substâncias super concentradas, os óleo essenciais não devem ser aplicados diretamente sobre a pele! Eles precisam ser diluídos pelo que chamamos de veículos carreadores. Esses veículos podem ser cremes, géis (como os naturais de aloe vera), óleos vegetais (como de coco, amêndoas, girassol, jojoba, semente de uva, gergelim) e entre outros!

FORMAS DE UTILIZAÇÃO

Podem ser utilizados em difusores e spray de aroma de ambiente, colar aromático pessoal, inalação, escalda pés, banho de imersão, hidratação do rosto, cabelos e corpo ou diluídos em óleos vegetais para massagens. Podem também ser adicionados a loções, sabonetes, shampoos, cremes, máscara facial de argila, entre outras.

AUTOCUIDADO COM AROMATERAPIA

No ambiente: pingue 10 gotas no seu aromatizador! Pode ser um difusor ou um de cerâmica e deixe ele onde desejar - no quarto a noite para um sono mais tranquilo, no ambiente de trabalho durante o dia para estimular a mente, junto com você na hora da meditação - são muitas possibilidades!

 

Escolha o óleo conforme a sua necessidade no momento.

  • Massagem corporal: adicione algumas gotas de óleo essencial em óleo vegetal e desfrute de uma massagem terapêutica maravilhosa!
  • Escalda-pés: pingue 15 gotas em uma colher de sopa de óleo vegetal e adicione a um balde com água quente (cuidado com a temperatura para não se queimar). Mergulhe os pés e relaxe!
  • Banho: pingue duas gotas do óleo desejado no chão do box. O vapor da água vai criar uma sauna aromática!

ÓLEOS E INDICAÇÕES

Como comentamos, existe uma gama enorme de diferentes óleos essenciais e de propriedades terapêuticas!

Para facilitar, separamos algumas funcionalidades e os óleos indicados para cada uma delas: 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados