Desodorante natural vegano

Desodorante natural vegano

Hoje vamos falar sobre o desodorante natural. E sobre como é importante suar para eliminar as toxinas do corpo, para equilibrar o PH e a temperatura do corpo.

Os desodorantes que contém antitranspirantes impedem que a gente sue e libere as toxinas do corpo. E essas toxinas acabam se instalando na região das mamas, podendo causar diversos problemas, como alergias, irritações, foliculite, nódulos e até mesmo contribuindo para doenças mais graves.

Então, é muito importante suar. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é o suor que causa o mau odor, mas sim as bactérias que ficam sob a nossa pele. Por isso, o que precisamos não são de antitranspirantes, mas sim de desodorantes  com efeito bactericida para eliminar o mau odor causado pelas bactérias que se proliferam nas axilas.

Por que suamos? O processo de suor acontece através das glândulas sudoríparas que temos no nosso corpo. O corpo esfria, abrindo os poros da pele, liberando água e sais. À medida que a água evapora o calor do corpo é transferido para o ar. Quando nosso corpo esquenta acima dos 36 graus, as glândulas sudoríparas entram em ação, fazendo que a temperatura do corpo diminua, gerando o suor.

Os desodorantes antitranspirantes impedem que o suor seja liberado na área em que são aplicados. Eles têm um componente chamado de cloridrato de alumínio, que penetra nas glândulas sudoríparas e as obstruem, impedindo o suor. Outro problema do cloridrato de alumínio é por ele ser um agente químico, estranho ao nosso corpo.

Além disso, os desodorantes antitranspirantes geralmente possuem diversos componentes que causam alergias e outros malefícios à saúde, como perfume sintético, tolueno, parabenos, etc.

Os desodorantes naturais da Alva e da Lafe´s, que você encontra aqui na IÚ Cosmetics são formulados com Alúmen de potássio (Potassium Alum), que é um pó comprimido em formato de bastão, não correndo assim o risco de cortes. Ele tem exatamente a mesma função e segurança. O alúmen de potássio é conhecido a mais de 2 mil anos e eram usados na Grécia Antiga e no Império Romano como cosméticos e para tratamento para tornar a água potável. Ele tem duas propriedades principais, adstringente (reduz o tamanho dos poros) e bactericida.

Alguns estudos que comprovam a segurança do Alúmen de Potássio. Uma pesquisa divulgada em 2018 pelo Scientific Journal Of Medical Reserch cita que o Alúmen de Potássio é utilizado como adstringente e antisséptico em diversos processos de preparação de alimentos e como floculantes para purificação de água.

Além disso, descreve que o mineral tem muitos benefícios, pois é bactericida e antifúngico. No mais, uma pesquisa divulgada em 2008 pelo The Journal Of Clinical and Aesthetic Dermatology, que trata das dermatites alérgicas, cita que os desodorantes em pedra de Alúmen de Potássio podem ser boas alternativas para pessoas que sofrem de dermatite nas axilas.

Os desodorantes naturais funcionam de forma diferente e melhor do que os desodorantes convencionais. Sem dúvida os benefícios para a saúde segura superam as potenciais “armadilhas”, porque no início pode parecer um pouco difícil de se acostumar com o desodorante natural.

Costumamos dizer que existe um período de adaptação corporal para o desodorante natural. Por quê? Porque você vai suar e isso pode parecer um pouco estranho no início, mas é completamente normal. O suor não é seu inimigo. A transpiração é uma função saudável, natural e necessária para desintoxicar e manter o corpo equilibrado. Quanto mais você usar o desodorante natural, melhor ele vai funcionar.

A adaptação pode durar cerca de 15 dias.

Então seguem algumas dicas importantes:

- saia do banho e aplique o desodorante natural imediatamente

- passe em toda a região das axilas

- quando não estiver molhado, basta umedecer e/ou molhar o cristal com água e passar na axila.

- passe uma vez, espere secar e passe novamente

- lavar suas roupas uma vez com bicarbonato de sódio, um produto mais natural para desintoxicar a roupa ou com vinagre

- usar uma buchinha vegetal nas axilas no banho

Além de ser super eficaz, o desodorante natural é sustentável, pois dura cerca de 2 anos, isso mesmo, 2 anos. Por durar até dois anos, gera menos lixo que os desodorantes comuns. Além disso, não agride a camada de ozônio, já que não é aerossol, protegendo assim o planeta.

O desodorante natural da Alva e da Lafe´s também não mancham a roupa: te dando total liberdade para utilizar a roupa que quiser, seja ela preta, branca ou colorida! Eles são sem cheiro e sem cor.

No entanto, tenha cuidado, pois se o cristal cair no chão ele quebra.

Recomenda-se ainda que o desodorante fique na posição certa da embalagem, para não acumular água na base e soltar a pedra mais rápido. O cristal pode soltar da base ao longo do uso, mas isso não impede seu funcionamento.

Também se recomenda que seja guardado em local fresco e sem umidade, e se for fácil para você, secá-lo com a toalha.

Não usar o desodorante se a pele tiver lesionada ou irritada, como ele é feito somente com um ingrediente, se sua pele for ressecada, recomendamos usar óleo de coco junto ou intercalar com um desodorante roll on ou spray da Lafe´s, que é hidratante. Em caso se irritação suspender o uso.

Depois de anos usando produtos convencionais, carregados de produtos químicos, pode levar algum tempo para se acostumar com o funcionamento dos ingredientes naturais, mas temos certeza que quando você se acostumar vai amar e não vai mais querer trocar.

 

*matéria do blog escrita com base em material fornecido pela Alva Brasil.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados